Pro Corrida

Com que roupa eu vou?

Regata, manga curta ou longa, o modelo é uma escolha individual. Assim como o tênis, essa peça vem passando por grandes avanços tecnológicos, especialmente no que diz respeito ao tecido. Os atuais oferecem evaporação mais eficiente do suor, evitando que a camiseta fique encharcada –diminuindo o atrito com o corpo, o que ajuda a prevenir assaduras.

“No clima quente que predomina na maior parte do Brasil, o ideal é usar roupas leves, bem arejadas, que cubram a menor área corporal possível. Tecidos sintéticos e transpiráveis tiram o suor de sua pele e jogam para a camada de roupa mais próxima da pele ou para a superfície externa, onde a umidade pode evaporar rapidamente. As fibras sintéticas como a poliamida, conhecida popularmente como náilon, são as mais recomendadas”, recomenda Aulus Sellmer, treinador de corrida Assessoria Esportiva 4any1, de São Paulo.

Hoje existem muitas outras novidades à disposição no mercado, como tecidos com proteção contra raios ultravioleta e até roupas antibactérias, que dificultam a proliferação dos microorganismos responsáveis por odores desagradáveis. Ao escolher as peças certas, dá para se manter mais fresco nos dias de calor e mais aquecido nos dias de frio e conseqüentemente melhorar a performance.

“Para descomplicar total, embora mesmo sem tantos predicados, a boa camiseta de algodão também pode dar conta do recado na hora da caminhada e da corrida leve”, diz o treinador Marcos Paulo Reis.

Shorts e calças

Para a prática de caminhada e corrida os shorts geralmente são feitos de tecidos sintéticos, com modelos curtos e largos. Praticantes que estejam acima do peso – grupo mais passível de ter assaduras provocadas pelo atrito entre a parte interna das coxas – podem usar também bermudas de lycra similares às dos ciclistas.

Há quem prefira as calças, especialmente durante o inverno. Além de proteger contra o frio, os modelos feitos para caminhada e corrida, confeccionados com tecidos especiais, podem ainda prevenir distensões e contraturas musculares deflagradas pela diferença entre a temperatura corporal e a do ambiente.
“Se precisar, complete o figurino de frio com luvas e gorros, porque o corpo perde muito calor pelas extremidades”, explica o treinador.

Boné e óculos

São itens opcionais, mas têm sua importância. O boné protege contra o sol (e até contra a chuva) e pode ajudar a conter o suor da testa – aliás, faixas na cabeça (iguais as usadas pelos tenistas) e viseiras são alternativas para afastar esse incômodo.

Se optar por óculos escuros, prefira os modelos apropriados para corrida, pelo design que proporciona maior fixação ao rosto. Eles dão conforto para quem sofre com muita luminosidade (especialmente pessoas de olhos claros), além de proteger os olhos contra insetos, ciscos e poeira.

Relógio e frequencímetro

O iniciante não precisa gastar com um relógio caro e com recursos que não irá utilizar na fase inicial do treinamento. Um modelo simples, com um cronômetro, já está de bom tamanho.

Por outro lado, o frequencímetro – ou monitor cardíaco – é um item interessante. Trata-se de uma cinta transmissora presa ao peito do praticante, com um receptor localizado no interior de um relógio que mostra em tempo real o comportamento dos batimentos cardíacos.

Ele marca a frequência cardíaca e atua como uma espécie de vigilante do corredor. Por meio dele é possível comprar os treinos e saber se a intensidade está correta, afastando os riscos”, explica o treinador da MPR.

Fonte: IG Bem Estar

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